O gesseiro entra na obra quando ela atinge a etapa de revestimentos e acabamentos e é o responsável pela preparação do gesso, o molde do material e sua aplicação. Além disso, o gesseiro também é apto a construir paredes, divisórias e móveis, rebaixar forros e corrigir imperfeições que ocasionalmente ocorrem em construções. Tendo em mente as funções que o gesseiro desempenha, antes de contratar um profissional, procure visitar locais ou veja fotos de serviços anteriores que ele tenha efetuado. Peça indicações a arquitetos e engenheiros civis, que sabem reconhecer um bom trabalho. Lembre-se que um serviço mal feito pode ocasionar paredes onduladas, forros trincados e acabamentos grosseiros, que podem comprometer toda a estética da obra.
Certifique-se que o gesseiro contratado cuida do ambiente onde trabalha, protegendo pisos e móveis, evitando sujeira excessiva e realizando a higiene do local após o término do serviço. Em relação à qualidade de seu trabalho, repare nas emendas, que devem ser as mais discretas possíveis, assim como o acabamento, que não deve apresentar excessos ou ondulações. Manter a distância entre o forro e as paredes, para prevenir o surgimento de trincas e corrigir diferenças de níveis, são diferenciais de um bom gesseiro.
Hoje em dia, com a internet, a pesquisa por bons profissionais se tornou um tanto quanto mais fácil, já que é possível ver anúncios, ler a opinião de outros clientes e visualizar o trabalho dos gesseiros em sites da internet. Por isso, pesquise bastante antes de contratar. Peça orçamentos a profissionais diferentes, conheça seus trabalhos, pergunte que material eles utilizam e observe a opinião de antigos clientes. Pedir referências de gesseiros para amigos ou familiares que já contrataram este serviço também é uma boa ideia.